De Água Retorta para o Mundo
A minha ex-colega de curso Técnico Auxiliar de Infância e atualmente minha amiga de longos anos, Maria do Carmo Costa, continua a lembrar-se de mim para incluir nos projetos pedagógicos que ela desenvolve pelas escolas onde passa.
Num dia, a Maria do Carmo falou comigo porque sentia que queria criar um projeto onde conseguisse eternizar o elo afetivo que ela criou com as crianças daquela escola, bem como com as pessoas que viviam naquela freguesia.
Trata-se de uma escola pertencente à pitoresca, como está culturalmente batizada, freguesia de Água Retorta, na ilha de São Miguel.
Após uma longa conversa, chegamos a acordo que nada melhor do que um livro para servir os objetivos que ela pretendia alcançar. Reunir num livro para crianças, um pouco daquilo que é aquela freguesia. Procurei saber mais informações acerca da freguesia, das crianças com que ela trabalhava, entre tantas outras coisas que poderiam contribuir para a minha inspiração.
Numa destas conversas a minha colega disse-me que gostaria que o titulo do livro fosse qualquer coisa como “De Água Retorta para o Mundo”. Para mim, naquele momento ficou dado por certo aquele titulo. A história é que acabou por sofrer bastantes contornos diferentes daqueles que tínhamos falado.
Considerei que aquela história poderia ser, por um lado, um reconhecimento à escola e à freguesia, mas, por outro lado, um meio de reconhecimento do percurso profissional incrível da Maria do Carmo, uma vez que ela atua em diferentes frentes sociais e não só na da educação.
E nesta linha de pensamento coloquei-a como personagem principal. Transformei a narrativa numa representação daquilo que é a Maria do Carmo por onde quer que ela passa.
Nesta história, foram os seus alunos que elaboraram os desenhos ilustrativos da história.
Este livro acabou por reunir os residentes de Água Retorta, a junta de freguesia, familiares da Maria do Carmo e amigos. Foi um livro que tive imenso carinho durante a sua escrita e que acredito que tenha sido algo de valor que tenha ficado nesta freguesia.
Flame