Segredo no Zoo

Quando penso no livro “Segredo no Zoo” fico a perguntar-me como chegou a meu best seller tendo em conta o modo como surgiu.

Eu estava a estudar, à horas, para um exame académico, enterrada em livros e folhas de rascunho, quando o cansaço começou a apoderar-se mentalmente de mim.

Coloquei tudo para o lado e recostei-me no sofá, rendida à exaustão. E deixei-me ali ficar. Aquele silêncio estava a saber-me muito bem. 

Naquela altura, eu vivia numa casa, cuja porta da sala ficava mesmo junto à rua. Basicamente, eu estar na minha sala ou estar na rua era praticamente a mesma coisa. Eu ouvia tudo o que por lá passava.

Neste dia, comecei a ouvir uns passos a se aproximarem. Eram duas senhoras que estava a caminhar e a conversar. No entanto senti os passos a pararem na direção da minha porta e foi neste momento que ouvi o que estavam a falar. Era um cochicho, qualquer de uma coisa que alguém tinha dito a outra pessoa e que afinal era segredo e que dali não podia sair.

Este trecho de conversa foi o suficiente para que o meu cansaço desaparecesse de um segundo para o outro. Agarrei o meu computador e comecei a escrever o Segredo no Zoo por impulso e, cerca de uma hora depois já estava tudo escrito, tal como agora está no livro.

Li mais duas ou três vezes para revisão gramatical, mas eu sentia que a narrativa não tinha nem mais a acrescentar ou a retirar. 

Aos meus olhos estava perfeita. Uma história cumulativa, com animais e sentido de humor.

De todas as vezes que a relia eu ria-me sozinha por me lembrar do quão caricato foi a sua origem. Atualmente, é uma história que uso muito nas minhas horas de conto, porque me diverte contá-la e ver que as crianças a memorizara o dito segredo de que nos fala o livro.

O segredo no zoo como nasceu de um impulso criativo independente de qualquer projeto, foi ilustrado por uma menina de nome Lara Costa, que participava no grupo de teatro infantil de que eu era responsável nesta altura. A miúda era talentosa tanto na representação como no desenho. Então foi ela que aceitou o meu desafio ilustrativo.

O segredo no zoo, trata-se de uma obra que, hoje em dia, continua a divertir tanto crianças como adultos. Pelo caminho que está a seguir, vai tornar-se um clássico na literatura açoriana para crianças.

Flame